dimanche 20 juillet 2008

Como fazer mangas raglan / raglã...

Ainda nao tenho muita experiencia em fazer peças grandes em trico como blusas, casacos... Mas acho q pra quem quer começar o mais facil é fazer uma blusa ou casaco em uma peça so com mangas raglans. Vc trabalha de cima pra baixo e n tem emendas pra fazer.

Aqui vai uma receita bem basica.

Pra começar, vc tem q medir o decote. Pegue a fita metrica e meça no seu pescoço. Posicione a fita na altura q vc quer o decote da blusa ou casaco. A partir dai vc q tem q ver quantos pontos precisa por na agulha pra fazer esta medida. Tudo vai depender do diametro da agulha e do fio q vc vai usar, por isso n vou dar um numero exato de pontos. Vc tem q tricotar uma peguena amostra antes pra ver a medida e depois fazer os calculos. Por exemplo,

A medida do meu decote é 55cm

Na minha amostra 1 cm corresponde a 2 pontos.

Então eu vou precisar montar 110 pontos na minha agulha.

A partir dai vc tem q subtrair o numero de pontos q vc quer na linha da manga raglan. Acho q o mais comum é deixar 1pt mas no meu casaquinho por exemplo eu escolhi deixar 2 pontos. Então no total tenho q subtrair 8 pontos (numa blusa existem 4 linhas raglans). Seguindo o exemplo, 110-8=102.

Agora é preciso dividir os pontos restantes em frente, costas e mangas. A regra geral é dividir os pontos por 3: uma parte sendo a frente, a segunda parte sendo as costas e a terceira representando as 2 mangas.

** Se o numero de pontos não for divisivel por 3, vc tem divide por 3 o numero mais proximo e depois os pontos q sobrarem coloca na parte da frente.

Entao o resultado é o seguinte :

Frente= 34 pts

Costas=34 pts

Mangas= 34 pts, ou seja, 17 cada manga.

Como eu prefiro a frente maiorzinha, tirando 2 pts de cada manga e colocando na frente. Entao o resultado final ficou :

Frente= 38 pts

Costas= 34 pts

Mangas= 30pts, ou seja 15 pts pra cada uma.

Chega de matematica… agora é so montar os pontos na agulha e sair tricotando! Pra n se perder, eu aconselho por marcadores de ponto. O trabalho fica muito mais facil e o risco de se perder é quase nulo.

Se vc for fazer uma blusinha fechada eu acho legal usar agulhas circulares pra n ter numa emenda. E mesmo se for fazer um casaquinho aberto, tambem acho legal usar agulhas circulares mesmo que trabalhando como se fossem agulhas retas. : ) Mas se preferir emendar no fim, o melhor é por a emenda nas costas.

Entao agora é so comecar da seguinte maneira:1a carreira: tricote 17 pts (costas), 1 laçada, 2 pts raglan, 1 laçada, 15 pts (manga), 1 laç, 2 pts ralan, 1 laç, 38 pts (frente), 1 laç, 2 pts, 1 laç, 15 pts (manga), 1 laç, 2 pts, 1 laç, 17 pts (costas). Este é o direito do trabalho. Eu fiz todo em ponto meia.

No avesso do trabalho, ou seja todas as carreiras pares, todos os pontos sao em trico.

E todas as carreiras impares é so seguir a primeira carreira. Tem q continuar fazendo os aumentos de cada lado da linha raglan.

Agora é so continuar até ficar no bom tamanho a cava da manga. Vc tem q conseguir juntar as duas linhas da manga em baixo do braço. A partir desse momento, a gente ou deixa os pontos das mangas de lado (em outra agulha por exemplo, pra depois poder continuar e fazer mangas longas) ou os arremata. Dessa maneira a gente cria a cava da blusa e pode continuar trabalhando o corpo da blusa sem fazer nenhum aumento, até o tamanho desejado.

Bom, eu tentei explicar mais ou menos como se faz uma blusa com mangas raglan. Essa receita é bem basica, mas da pra fazer blusinha diferentes mudando o ponto, mudando o tamanho e assim vai.

O post ficou gigante, espero q pelo menos deu pra entender alguma coisa :/

7 commentaires:

Artesanatos da Minie a dit…

Olá!

Estou no meu primeiro trabalho raglã. Estou fazendo todas as partes separadas. Até porque só falta terminar as mangas e aí quero ver se vou conseguir montar.
Não conhecia seu blog, senão teria tentado esta receita. Mas para o próximo raglã, quem sabe tento. Se conseguir te aviso.
Muito bonito seu blog!

Unknown a dit…

Olá
passando pra uma visita
achei muito lindo o blog.
é sempre bom ter mais amigas.
espero voce, para uma visitinha
http://sandra-puramagia.blogspot.com
Obs.logo logo estarei postando um
colete que estou fazendo pra minha filha.
beijos

Drusma a dit…

Olá! Estou no meu 1º trabalho em um blusão com mangas raglan, a colega ensinou-me de baixo p cima, a raglan comum sem laçadas, depois de montado colocarei a foto no meu Blog. Gostei da tua receita, quero fazer uma raglan como a tua receita, mas as peças separadas. Gostei do blog.

Livia a dit…

Olá Gisele!
Puxa, você me salvou... rsrsrs
Estou catando na net uma receita de casaco raglã e confesso que nenhuma foi tão explicadinha como a sua. Algumas eu não consigo entender praticamente nada e já estava desistindo quando vi o seu blog.
Agora, sim, eu entendi o esquema do raglã/raglan e agradeço a você.
Um beijo no coração e Deus abençoe sua bondade em repartir o que sabe.

Luciana Borges a dit…

Oi, Gisele!
Você salvou minha vida! rsrsrsrsrsrsrs...
Tô fazendo um "monster" com raglan, separadas! Tô quase morrendo, mas vou terminar, se vou!
Quando eu me aventurar numa nova, será com tuas explicações, simplesmente fantásticas! Adorei!
Muito Obrigada!
Luciana Borges.

Unknown a dit…

Olá! Uma pena vc atualizar seu blog ...Amei sua explicação sobre Raglan Me foi muito útil .Sempre q poder voltarei pra dar uma olhadinha e quem sabe vc se anima e volta a dar boas dicas e mostrar seu bom gosto pela arte.Bjs

Unknown a dit…

Obrigado por comopartilhar seu conhecimento 😊